segunda-feira, 2 de março de 2015

O primeiro insight


O primeiro insight foi ficar em pé sobre as bordas. Esta foi a posição que iniciou todo o trabalho. A posição bípede (com o apoio de um pé sobre cada borda da Flymoon®), a mais imediata para a maioria das pessoas, apesar de muito familiar no chão, torna-se inédita e estranha sobre a base abaulada, móvel e estreita, que é a Flymoon®. 

Estar em pé sobre esta base instável não é o mesmo que estar em pé sobre o chão plano e fixo. O arco revela qualquer variação na distribuição de peso entre as pernas, mais comuns do que imaginamos, gerando pequenos balanços involuntários ao tentarmos equilibrar o peso igualmente sobre os dois pés. No imediato momento em que balançamos, entram em ação os sistemas de equilíbrio do corpo – visão, labirinto e sensores proprioceptivos , que trabalham acionando, involuntariamente, a musculatura mais profunda, estabilizadora, para nos manter em equilíbrio.


Não há indicação externa que possa solucionar o seu desequilíbrio de forma tão rápida e eficaz quanto a sua própria inteligência corporal. Essa ‘autoridade’ sobre o próprio esquema corporal é constituinte de todo o trabalho sobre a Flymoon®, que privilegia a autonomia na construção do próprio conhecimento motor. A competência vai sendo desenvolvida a partir da experiência, irrepetível e insubstituível, que não pode ser ‘dada’ pelo professor. Portanto, a busca criativa é parte fundamental desse processo. Quando o movimento está associado à fantasia, imaginação, poesia e ludicidade, existe motivação e a ação fica repleta de sentido. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! ;)