quarta-feira, 4 de março de 2015

Criando ambiente estranho através de bases instáveis

Brent Anderson - fisioterapeuta incrível, que reabilita pacientes prioritariamente através do movimento, tendo como principal ferramenta o método Pilates, multiplicador e referência no campo e um grande mestre com quem tive a honra de aprender - considera como ambiente estranho aquele que propicia diferença na posição do corpo em relação à gravidade, enquanto realiza uma tarefa funcional, desestabilizando as referências conhecidas, para acessar novas estratégias perceptivas que acionarão novos comandos motores. 


Não à toa, uma das primeiras estratégias para a reeducação de movimento é viabilizar a experiência de movimento em ambiente estranho, que seria, por exemplo, simular uma caminhada fora da posição vertical-bípede. Trata-se de mexer com as estruturas acostumadas, modificar padrões instalados, encontrar formas de desfazer os esquemas viciados. Colocar-se em ambiente estranho é uma oportunidade de recriar os pressupostos sobre a ação. 


Sherri Betz testando o protótipo. Brent Anderson acolchoando meia-lua para testar as possibilidades que começavam a ser compartilhadas a partir daquele ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! ;)